terça-feira, 11 de junho de 2013

Imigração da Zona rural


      As populações se mudam para as cidades apesar de depois acabarem se encontrando em condições      deploráveis. Mesmo assim, se mudam por não terem outra escolha. No campo há pouco ou nenhum trabalho e porque geralmente faltam recursos sociais, as populações se vão para as cidades, apesar das más condições de vida, baixos salários, água poluída e falta de instalações sanitárias.
     Assim a árvore pode aliviar as tensões sociais nas grandes cidades e manter, ou até melhorar, o nível de vida de metade da população da terra. 
       As consequências do êxodo rural provoca, na maioria das vezes, problemas sociais. Cidades que recebem grande quantidade de migrantes, muitas vezes, não estão preparadas para tal fenômeno. Os empregos não são suficientes e muitos migrantes partem para o mercado de trabalho informal e passam a residir em habitações sem boas condições (favelas, cortiços, etc).
       Além do desemprego, o êxodo rural descontrolado causa outros problemas nas grandes cidades. Ele aumenta em grandes proporções a população nos bairros de periferia das grandes cidades. Como são bairros carentes em hospitais e escolas, a população destes locais acabam sofrendo com o atendimento destes serviços. Escolas com excesso de alunos por sala de aula e hospitais superlotados são as conseqüências deste fato.
      Os municípios rurais também acabam sendo afetados pelo êxodo rural. Com a diminuição da população local, diminui a arrecadação de impostos, a produção agrícola decresce e muitos municípios acabam entrando em crise. Há casos de municípios que deixam de existir quando todos os habitantes deixam a região.

De:João Pedro Victor

Nenhum comentário:

Postar um comentário