domingo, 19 de maio de 2013

Biografia de Luís vaz de Camões


Luís de Camões é o poeta erudito do Renascimento, se inspira em canções ou trovas populares e escreve poesias que lembram as cantigas medievais. Revela em seus poemas a sensibilidade para os dramas humanos, amorosos ou existenciais. Sendo a maior parte de sua obra lírica composta por sonetos e redondilhas, sem abuso de artifícios, tudo parece estar no lugar correto.
Luís de Camões nasceu em Lisboa entre 1525 e 1580. Filho de Simão Vaz de Camões e Ana de Sá e Macedo. Camões ingressa no Exército da Coroa de Portugal e em 1547 embarca como soldado para a África participando da guerra contra o Ceuta  no Marrocos, onde em combate perde o olho direito.
Em 1552 volta a Lisboa e numa briga fere um funcionário real e vai preso. Em 1553 Embarca para a Índia, onde participa de várias expedições militares; em 1556 vai para a China e logo participa de outras expedições. Em 1570 retorna a Lisboa, e em 1572 publica “Os Lusíadas”.
Seus últimos anos porém foram de total miséria e tristeza.
Além de "Os lusíadas", só três ou quatro poemas de Camões foram publicados durante sua vida. A maior parte da obra lírica, tal como os autos e as cartas, permaneceu inédita.
Luís Vaz de Camões morre em Lisboa, Portugal, no dia 10 de junho 1580, em absoluta pobreza.

De Gustavo Soares

Nenhum comentário:

Postar um comentário