segunda-feira, 17 de junho de 2013

Poesia de Luís de Camões

Mas, conquanto não pode haver desgosto
Onde esperança falta, lá me esconde
Amor um mal, que mata e não se vê;
Que dias há que na alma me tem posto
Um não sei quê, que nasce não sei onde,
Vem não sei como, e dói não sei porquê.
Luís de Camões

Miguel Trindade

Poesia de Luís de Camões

Amor é fogo que arde sem se ver;
É ferida que dói e não se sente;
É um contentamento descontente;
É dor que desatina sem doer.

É um não querer mais que bem querer;
É um andar solitário entre a gente;
É nunca contentar-se de contente;
É um cuidar que se ganha em se perder.

É querer estar preso por vontade
É servir a quem vence o vencedor,
É ter com quem nos mata lealdade.

Mas como causar pode seu favor
Nos corações humanos amizade;
Se tão contrário a si é o mesmo amor?
Luís de Camões

Miguel Trindade

quarta-feira, 12 de junho de 2013

Tipos De Amor


Susan Hendrick e Clyde Hendrick desenvolveram uma Escala de Atitudes Amorosas baseados na teoria de Alan John Lee, teoria chamada Estilos de amor. Lee identificou seis tipos básicos em sua teoria. Nestes tipos as pessoas usam em suas relações interpessoais:
  • Eros - um amor apaixonado fundamentado e baseado na aparência física
  • Psiquê - um amor "espiritual", baseado na mente e nos sentimentos eternos
  • Ludus - o amor que é jogado como um jogo; amor brincalhão
  • Storge - um amor afetuoso que se desenvolve lentamente, com base em similaridade
  • Pragma - amor pragmático, que visualiza apenas o momento e a necessidade temporária, do agora
  • Mania - amor altamente emocional, instável; o estereótipo de amor romântico ou apaixonado.
  • Ágape - amor altruísta; espiritual
De acordo com a pesquisa de Hendrick e Hendrick, os homens tendem a ser mais lúdicos e maníacos, enquanto as mulheres tendem a ser stórgicas e pragmáticas. Relacionamentos baseados em amor de estilos semelhantes tendem a durar mais tempo. Em 2007, pesquisadores da Universidade de Pavia liderados pelo Dr. Enzo Emanuele forneceram provas da existência de uma base genética para variações individuais em verificada na Teoria dos Estilos amorosos de Lee.
O Eros relaciona-se com a dopamina no sistema nervoso e a Mania à serotonina.


João Almeida

Amor


Amor, é o nível ou grau de responsabilidade, utilidade e prazer com que lidamos com as coisas e pessoas que conhecemos. 1 -
A palavra amor (do latim amor) presta-se a múltiplos significados na língua portuguesa. Pode significar afeiçãocompaixãomisericórdia, ou ainda, inclinação, atração, apetite, paixão, querer bem, satisfação, conquista, desejo, libido, etc. O conceito mais popular de amor envolve, de modo geral, a formação de um vínculo emocional com alguém, ou com algum objeto que seja capaz de receber este comportamento amoroso e enviar os estímulos sensoriais e psicológicos necessários para a sua manutenção e motivação. É tido por muitos como a maior de todas as conquistas do ser.

Características do Amor

Fala-se do amor das mais diversas formas: amor físico, amor platônico, amor materno, amor à vida. É o tipo de amor que tem relação com o caráter da própria pessoa e a motiva a amar (no sentido de querer bem e agir em prol).
As muitas dificuldades que essa diversidade de termos oferece, em conjunto à suposta unidade de significado, ocorrem não só nos idiomas modernos, mas também no grego e no latim.
O grego possui várias palavras para amor, cada qual denotando um sentido diferente e específico.
No latim encontramos amordilectiocharitas, bem como Eros, quando se refere ao amor personificado numa deidade.
Amar também tem o sentido de gostar muito, sendo assim possível amar qualquer ser vivo ou objeto.

O verdadeiro Amor

O amor, para ocorrer, não importando os níveis: se social, afetivo, paternal ou maternal, fraternal - que é o amor entre irmãos e companheiros - deve obrigatoriamente ser permitido. O que significa ser amor permitido? Bem, de fato quase nunca pensa-se sobre isso porque passa tão despercebido que atribui-se a um comportamento natural do ser humano ou de outros seres vivos. Mas não, a permissão aqui referida toma-se por base um sentimento de reciprocidade capaz de dar início e alargar as relações de afetividade entre duas ou mais pessoas ou seres que estão em contato e que por ventura vêm a nutrir um sentimento de afeição ou amor entre si.
A permissão ocorre em um nível de aceitação natural, mental ou físico, no qual o ser dá abertura ao outro sem que sejam necessárias quaisquer obrigações ou atitudes demeritórias ou confusas de nenhuma das partes. A liberdade de amar, quando o sentimento preenche de alguma forma a alma e o corpo e não somente por alguns minutos, dias ou meses, mas por muitos anos, quiçá eternamente enquanto dure e mais nas lembranças e memórias.
Por que você me ama? Porque você permitiu. Essa frase remete ao mais simples mecanismo de reciprocidade e lealdade, se um pergunta ao outro a razão de seu sentimento de amor em direção a ele, a resposta só poderia ser essa. A razão do sentimento de amor em direção à outra pessoa recaí na própria pessoa amada, que em seus gestos, palavras, pensamentos e ações conferiu permissão a que a outra pessoa ou ser - podendo até ser um animal de estimação - o dedicasse aquele sentimento de amor.
O amor pode ser entendido de diferentes formas, e tomado por certo conquanto é um sentimento, dessa forma é abstrato, sem forma, sem cor, sem tamanho ou textura. Mas é por si só: O sentimento em excelência; o que quer dizer que é o sentimento primário e inicial de todo e cada ser humano, animal ou qualquer outro ser dotado de sentimentos e capacidade de raciocínio natural.
Todos carecem de amor e querem reconhecer esse sentimento em si e nos outros, não importando idade ou sexo. O amor é vital para nossas vidas como o ar, e é notoriamente reconhecido que sem amor a criatura não sobrevive conquanto o amor equilibra e traz a paz de espírito quando é necessário.

Sexo

A palavra amor pode ser entendida também como sexo, quando usada em expressões como "fazer amor", "make love" (em inglês), "hacer el amor" (em castelhano), "faire l'amour" (em francês). Os hispanófonos, por exemplo, encontramos a palavra "amor" sendo, em geral, substituída por variações de "querer", como em "yo te quiero", em detrimento do possível "te amo" em espanhol.



João Almeida

Poema de Luis Vaz de Camões


Amor é fogo que arde sem se ver

Amor é fogo que arde sem se ver;
É ferida que dói e não se sente;
É um contentamento descontente;
É dor que desatina sem doer;

É um não querer mais que bem querer;
É solitário andar por entre a gente;
É nunca contentar-se de contente;
É cuidar que se ganha em se perder;

É querer estar preso por vontade;
É servir a quem vence, o vencedor;
É ter com quem nos mata lealdade.

Mas como causar pode seu favor
Nos corações humanos amizade,
Se tão contrário a si é o mesmo Amor?

                           Luís de Camões




João Almeida

Comentário da vida e biografia de Luis Vaz de Camões

 
Sem dúvida, Luís Vaz de Camões é o maior nome da literatura portuguesa e um dos maiores da literatura universal.
Escreveu poesias líricas, uma poesia épica, 3 peças teatrais e algumas cartas.
Sua vida é repleta de incertezas. Não se sabe ao certo o ano de seu nascimento, porém alguns estudos arriscam em dizer que foi em 1524.
Veio de uma família decadente e freqüentou por algum tempo a Universidade de Coimbra, também serviu como militar na África onde perdeu o olho direito.
Após permanecer um ano preso por ter agredido um oficial do rei, é exilado por 17 anos, morou inclusive em Macau (colônia portuguesa na China).
Retorna para Portugal em 1570 com Os Lusíadas pronto.
OS LUSÍADAS 
Conta a história do povo português. “Lusíadas” significa “Lusitanos”. O herói da epopéia é Vasco da Gama (odescobridor do caminho marítimo para as Índias).
Estas conquistas ultramarinas serviram de inspiração para Camões escrever a obra.
Ao todo, são 8816 versos divididos em 10 cantos (partes) e 1102 estrofes.
Estrutura do Poema
1ª parte: proposição: o poeta conta os feitos gloriosos e heróicos dos portugueses
2ª parte: invocação: Camões invoca as ninfas do rio Tejo, chamadas de Tágides.
3 ª parte: dedicatória: a obra é dedicada a d. Sebastião (rei de Portugal)
4ª parte: narração: Camões narra a viagem de Vasco da Gama às Índias.
5ª parte: epílogo: nessa parte Camões fala sobre a ruína de seu país com um tom melancólico e profético.
Oito anos após a publicação d’Os Lusíadas, Portugal caía sob o domínio espanhol.
Esta obra rendeu ao escritor uma pensão de 15 mil réis por ano, porém, alguns estudos afirmam que ele não a recebia regularmente.
Camões possui uma legião de seguidores:
Fernando Pessoa (Mensagem é uma releitura de algumas passagens de Os Lusíadas. Ele se dizia um “supra Camões”)
* José Saramago
Mário de Andrade
Vinícius de Moraes
Manuel Bandeira
* Murilo Mendes
Carlos Drummond de Andrade
O grande escritor, que hoje é reconhecido mundialmente, morreu na miséria e foi enterrado como indigente.





João Almeida

terça-feira, 11 de junho de 2013

Relacionamento Afetivo

O relacionamento afetivo é um dos temas mais discutidos e controversos no tempo confuso em que vivemos. Ora ouvimos abordagens ligeiras, como se esse fosse um tema resolvido nesse início de século, onde relacionamentos afetivos e sexuais parecem sinônimos. Outras vezes é empregado como se definisse um grupo coeso de amigos que se bastam como fonte de intimidade coletiva. Será que perdemos de vez a noção do que significa este sentimento tão inerente e necessário a todos nós? Será mesmo difícil ou impossível encontrar alguém com quem possamos construir pontos em comum que justifiquem as vantagens de uma convivência e ao mesmo tempo as diferenças e mal-entendidos inerentes à individualidade de cada um?  Será que o relacionamento afetivo deixou de ser necessário quando tantas outras demandas parecem substituí-lo?
Desde quando o relacionamento afetivo é importante para o ser humano?
Desde o nascimento. A necessidade de acolhimento, aconchego, apego, ou qualquer nome que seja dado para o contato do indivíduo com alguém que o complete já está aí, tão cedo na vida. O conjunto mãe-criança é entendido como indissociável e ninguém discute o quanto um é indispensável para o outro.
De:João Pedro Victor

Imigração da Zona rural


      As populações se mudam para as cidades apesar de depois acabarem se encontrando em condições      deploráveis. Mesmo assim, se mudam por não terem outra escolha. No campo há pouco ou nenhum trabalho e porque geralmente faltam recursos sociais, as populações se vão para as cidades, apesar das más condições de vida, baixos salários, água poluída e falta de instalações sanitárias.
     Assim a árvore pode aliviar as tensões sociais nas grandes cidades e manter, ou até melhorar, o nível de vida de metade da população da terra. 
       As consequências do êxodo rural provoca, na maioria das vezes, problemas sociais. Cidades que recebem grande quantidade de migrantes, muitas vezes, não estão preparadas para tal fenômeno. Os empregos não são suficientes e muitos migrantes partem para o mercado de trabalho informal e passam a residir em habitações sem boas condições (favelas, cortiços, etc).
       Além do desemprego, o êxodo rural descontrolado causa outros problemas nas grandes cidades. Ele aumenta em grandes proporções a população nos bairros de periferia das grandes cidades. Como são bairros carentes em hospitais e escolas, a população destes locais acabam sofrendo com o atendimento destes serviços. Escolas com excesso de alunos por sala de aula e hospitais superlotados são as conseqüências deste fato.
      Os municípios rurais também acabam sendo afetados pelo êxodo rural. Com a diminuição da população local, diminui a arrecadação de impostos, a produção agrícola decresce e muitos municípios acabam entrando em crise. Há casos de municípios que deixam de existir quando todos os habitantes deixam a região.

De:João Pedro Victor

Amor, que o gesto humano na alma escreve

Amor, que o gesto humano na alma escreve,
Vivas faíscas me mostrou um dia,
Donde um puro cristal se derretia
Por entre vivas rosas e alva neve.

A vista, que em si mesma não se atreve,
Por se certificar do que ali via,
Foi convertida em fonte, que fazia
A dor ao sofrimento doce e leve.

Jura Amor que brandura de vontade
Causa o primeiro efeito; o pensamento
Endoudece, se cuida que é verdade.

Olhai como Amor gera, num momento
De lágrimas de honesta piedade,
Lágrimas de imortal contentamento.

Luís de Camões

De:João Pedro Victor

Cantada Amorosa

Ele e ela andam até o carro dele.
Ele abre a porta e ela entra.
Ele entra em seguida e começa a procurar por música no IPad dele.


 - E aí, que música a gente vai ouvir hoje?
 - Eu tô apaixonado por você.
 - Não conheço, quem é que canta?
 - Eu.
 - Não sabia que você cantava. Quem escreveu essa música?
 - Eu.
 - Escreveu pra quem?
 - Pra você.

Os olhos dela ficam cheios d'água.
Surge um sorriso na falta das palavras.

 - Não gostou da música?
 - Gostei, gostei muito. E eu quero que você cante essa música todo dia pra mim.
 - Pois a partir de agora você vai sempre ouvir essa música!
 - Então canta agora.
 - Eu tô apaixonado por você.
 - De novo.
 - Eu tô apaixonado por você.
 - De novo.
 - Eu tô apaixonado...

E tudo termina com um beijo que parece não ter fim...


De:João Pedro Victor

E tudo mudou...

E tudo mudou...

O rouge virou blush 
O pó-de-arroz virou pó-compacto 
O brilho virou gloss 

O rímel virou máscara incolor 
A Lycra virou stretch 
Anabela virou plataforma 
O corpete virou porta-seios 
Que virou sutiã 
Que virou lib 
Que virou silicone 

A peruca virou aplique, interlace, megahair, alongamento 
A escova virou chapinha 
"Problemas de moça" viraram TPM 
Confete virou MM 

A crise de nervos virou estresse 
A chita virou viscose. 
A purpurina virou gliter 
A brilhantina virou mousse 

Os halteres viraram bomba 
A ergométrica virou spinning 
A tanga virou fio dental 
E o fio dental virou anti-séptico bucal 

Ninguém mais vê... 

Ping-Pong virou Babaloo 
O a-la-carte virou self-service 

A tristeza, depressão 
O espaguete virou Miojo pronto 
A paquera virou pegação 
A gafieira virou dança de salão 

O que era praça virou shopping 
A areia virou ringue 
A caneta virou teclado 
O long play virou CD 

A fita de vídeo é DVD 
O CD já é MP3 
É um filho onde éramos seis 
O álbum de fotos agora é mostrado por email 

O namoro agora é virtual 
A cantada virou torpedo 
E do "não" não se tem medo 
O break virou street 

O samba, pagode 
O carnaval de rua virou Sapucaí 
O folclore brasileiro, halloween 
O piano agora é teclado, também 

O forró de sanfona ficou eletrônico 
Fortificante não é mais Biotônico 
Bicicleta virou Bis 
Polícia e ladrão virou counter strike 

Folhetins são novelas de TV 
Fauna e flora a desaparecer 
Lobato virou Paulo Coelho 
Caetano virou um chato 

Chico sumiu da FM e TV 
Baby se converteu 
RPM desapareceu 
Elis ressuscitou em Maria Rita? 
Gal virou fênix 
Raul e Renato, 
Cássia e Cazuza, 
Lennon e Elvis, 
Todos anjos 
Agora só tocam lira... 

A AIDS virou gripe 
A bala antes encontrada agora é perdida 
A violência está coisa maldita! 

A maconha é calmante 
O professor é agora o facilitador 
As lições já não importam mais 
A guerra superou a paz 
E a sociedade ficou incapaz... 

... De tudo. 

(Luís Fernando Veríssimo)

De:João Pedro Victor

Vida de Luiz Vaz De Camões

Luís Vaz de Camões  foi um poeta de Portugal, considerado uma das maiores figuras da literatura em língua portuguesa e um dos grandes poetas do ocidente.
Pouco se sabe com certeza sobre a sua vida.Aparentemente nasceu em Lisboa, de uma família da pequena nobreza. Sobre a sua infância tudo é conjetura mas, ainda jovem, terá recebido uma sólida educação nos moldes clássicos, dominando o latim e conhecendo a literatura e a história antigas e modernas. Pode ter estudado na Universidade de Coimbra, mas a sua passagem pela escola não é documentada. Frequentou a corte de Dom João III, iniciou a sua carreira como poeta lírico e envolveu-se, como narra a tradição, em amores com damas da nobreza e possivelmente plebeias, além de levar uma vida boêmia e turbulenta. Diz-se que, por conta de um amor frustrado, se auto exilou em África, alistado como militar, onde perdeu um olho em batalha. Voltando a Portugal, feriu um servo do Paço e foi preso. Perdoado, partiu para o Oriente. Passando lá vários anos, enfrentou uma série de adversidades, foi preso várias vezes, combateu ao lado das forças portuguesas e escreveu a sua obra mais conhecida, a epopeia nacionalista Os Lusíadas. De volta à pátria, publicou Os Lusíadas e recebeu uma pequena pensão do rei Dom Sebastião pelos serviços prestados à Coroa, mas nos seus anos finais parece ter enfrentado dificuldades para se manter.
Logo após a sua morte a sua obra lírica foi reunida na coletânea Rimas, tendo deixado também três obras de teatro cômico. Enquanto viveu queixou-se várias vezes de alegadas injustiças que sofrera, e da escassa atenção que a sua obra recebia, mas pouco depois de falecer a sua poesia começou a ser reconhecida como valiosa e de alto padrão estético por vários nomes importantes da literatura europeia, ganhando prestígio sempre crescente entre o público e os conhecedores e influenciando gerações de poetas em vários países. Camões foi um renovador da língua portuguesa e fixou-lhe um duradouro cânone; tornou-se um dos mais fortes símbolos de identidade da sua pátria e é uma referência para toda a comunidade lusófona internacional. Hoje a sua fama está solidamente estabelecida e é considerado um dos grandes vultos literários da tradição ocidental, sendo traduzido para várias línguas e tornando-se objeto de uma vasta quantidade de estudos críticos.

De:João Pedro Victor

segunda-feira, 10 de junho de 2013

Cantadas de Pedreiro

        É bastante comum os homens tentarem conquistar as mulheres através das conhecidas cantadas.Elas podem funcionar ou não,já que algumas são consideradas sem graças e facilmente você leva um fora.Também existem as cantadas de pedreiro,aquelas que são muito usadas por homens sem ideias e que tem um certo tom de humor,como por exemplo as listadas abaixo: 
       
        Eu não sou quebra-cabeça, mas me encaixo direitinho em você.
       
        Me chama de GPS que eu te mostro o caminho da felicidade.
       
        Gata, você acredita em amor à primeira vista ou eu posso dividir em três vezes no cartão?
       
        Nossa gata, quanta carne… E eu lá em casa comendo ovo!
       
        Você não é o google mas tem tudo que eu procuro.
        
        Bonito vestido, posso falar contigo fora dele?
       
        Seu nome é Tamara ?
        - Não.
        - Pode até não ser Tamara, mas você Tamaravilhosa.

De:João Pedro Victor
       

quarta-feira, 5 de junho de 2013

DIÁLOGO AMOROSO

-Eu sei o que você quer. 

-Disse com uma voz sedutora. 

-Hm, o que eu quero?
-Ora, o que todas as mulheres querem: Um homem gostoso e uma transa mais ainda.
-Homens. Porque são tão idiotas? Nós não queremos um homem gostoso e uma transa gostosa. Queremos amor, carinho,fidelidade, atenção, compaixão, companheirismo. Conhece essas palavras? 
-Sim. Mas desisti delas há algum tempo. Ei, eu tenho um coração sabia? Não sou tão insensível assim.
-Não parece.

-Ele se aproximou dela e a olhou bem fundo nos seus olhos. 

-Eu sou desse jeito porque a vida me fez ser assim. Fui magoado, assim como você. Mas eu também aprendi que se quiser saber se uma mulher realmente te ama, seja um cafajeste com ela. 
-Como assim? Não entendi. 
-Se ela não te amar, vai sorrir, fazer uma cara de sexy e vai sussurrar alguma sacanagem no seu ouvido.
-E se ela te amar? 
-Vai dizer que homens são idiotas, só olham para gostosas, e que tudo que ela quer é amor, carinho, fidelidade, atenção, companheirismo.
-Ah é? Então descreva uma garota gostosa
-Bundão, Peitão, coxas grossas
-Então eu não sou gostosa.
-Você pediu pra descrever uma garota gostosa não uma garota perfeita.


De: Gustavo Andrade