sábado, 20 de abril de 2013

Pensar!


"Pensa! O pensamento tem poder.
Mas não adianta só pensar.
Você também tem que dizer!
Diz! Porque as palavras têm poder.
Mas não adianta só dizer.
Você também tem que fazer!
Faz! Porque você só vai saber se o final vai ser feliz depois que tudo acontecer."
Gabriel Pensador
De:João Pedro Victor

Soneto do amigo

 
Enfim, depois de tanto erro passado
Tantas retaliações, tanto perigo
Eis que ressurge noutro o velho amigo
Nunca perdido, sempre reencontrado.

É bom sentá-lo novamente ao lado
Com olhos que contêm o olhar antigo
Sempre comigo um pouco atribulado
E como sempre singular comigo.

Um bicho igual a mim, simples e humano
Sabendo se mover e comover
E a disfarçar com o meu próprio engano.

O amigo: um ser que a vida não explica
Que só se vai ao ver outro nascer
E o espelho de minha alma multiplica...
Vinicius de Moraes
De:João Pedro Victor

quinta-feira, 11 de abril de 2013

                              Ponto De Equilíbrio:Abre a janela

         A música expressa o cotidiano de pessoas sofridas,que moram em um favela,e nela é focado o tema central da música,que é demonstrar que toda comunidade ainda existe pessoas boas.  
      Onde o Reggae é a Lei busca identificar os atores e conflitos do reggae no mundo, desde a inserção do ritmo da vida, seu fortalecimento em festas de periferia – e consequente estigmatização – até o reconhecimento como parte da identidade de São Luís, junto ao bumba-meu-boi e outras manifestações, somando aos diversos apelidos da ilha o de Jamaica Brasileira.
      Todavia,a banda que tem seu estilo muito respeitado tem como maior função compô músicas com intuito de expressar sentimentos,o que a sociedade passa,demonstrando a realidade.

De:João Pedro Victor
                                            Prometeu e o roubo do fogo divino


        Na mitologia,este é o nome do titã que se compadeceu da fragilidade humana.Roubando o fogo dos deuses olímpicos,ele o entregou para o homem,permitindo assim que ele desenvolvesse muitas indústrias  e alcançasse a civilização.Enfurecido,Zeus,o maior dos deuses olímpicos,ordenou que Prometeu fosse acorrentado a uma pedra,no Monte Caucásio,onde diariamente uma águia viesse atacar-lhe o fígado.O castigo era terrível para o titã,pois a cada dia o seu fígado imortal regenerava,prolongando o suplício.
        Há muitas versões desse mito e,em uma delas,Hércules surge como libertador do titã,após um longo tempo de indescritível sofrimento.

De:João Pedro Victor

quarta-feira, 10 de abril de 2013

I'm Not Afraid (Eminem)

       Essa música internacional exprime a opinião,em relação as outras pessoas,do cantor,que logo no início já indica uma chance de escapar de um lugar ruim ou pessoa como uma esperança,no seguinte trecho:"If you're trying to get out,just follow me,I'll get out there."É como se ele ajudasse alguém oferecendo,o que ele sabe,para tirá-lo de um certo lugar,para fugir.Mas traduzindo o trecho descrito,ele quis dizer:"Se você  quer sair,é só me seguir,eu vou tirá-lo daqui."
       Em seguida,quando começa a parte do canto,ele inicia de uma maneira,e depois canta mais alto ou com mais força,como se estivesse criticando a atitude  de alguém.Então em outra parte,ele diz:"What you think?I'm doing this for me,so fuck the world."Traduzindo,ele quis dizer:"O que você está pensando?Eu estou fazendo isso por mim,então foda-se o mundo."Percebe-se o uso de expressão forte,considerada inapropriada,mas usando-a,o cantor tornou a música mais informal e exprime sua opinião.
       No início do último trecho ele cita:"It was my decision to keep it clean,I did it for me;Admittedly I probably did it subliminally for you;So I could come back a brand new me,you helped see me through;And don't even realise what you did,believe me you."Dessa maneira ele afirma que alguém o ajudou a mudar e tomar uma decisão,no caso,boa.Através dessas partes,é possível perceber que ele sofreu algo e com uma teve uma decisão que o livrou de um mal,e por isso ele pode ajudar outras pessoas a se darem bem,se salvarem.

terça-feira, 9 de abril de 2013

Capitães da Areia

"Capitães da areia" é um livro realista que mostra a vida de garotos abandonados na antiga cidade de Salvador. Apesar da data em que foi lançado o romance de Jorge Amado continua atual, julgando e criticando a política e o preconceito que culminam até os dias de hoje. 
Os muitos garotos abandonados na cidade de Salvador formavam grupos, dentre estes grupos há os "capitães da areia", liderado por Pedro Bala e seus amigos: Professor, Gato, Sem-Pernas, Boa Vida, Pirulito, Querido-de-Deus e Volta-Seca. Morando em um antigo trapiche, enfrentando doenças e sendo submetidos à organização de furtos para sua própria sobrevivência. 
No ocorrer da narrativa, Pedro Bala se apaixona por Dora, a qual morre de uma febre muito forte. E assim muitos se separam para tomar seu rumo, logo desfazendo o destemido grupo dos "capitães de areia". 

De: Gustavo Soares

segunda-feira, 8 de abril de 2013

November Rain (Guns N’ Roses)

A música “November rain” é tocada por uma das bandas de rock mais influentes de todos os tempos, Guns N’ Roses, sendo cantada e composta por Axl Rose. A qual inclui uma orquestra em som de fundo e apresenta magníficos solos de guitarra interpretados por Slash (Saul Hudson). Sendo uma das canções mais longas e belas do grupo.

Assim como a maioria das canções do Guns N' Roses, "November Rain" teve toda a sua letra composta por Axl Rose, e sua melodia criada em parceria com os demais integrantes da banda. A música foi baseada a partir do relacionamento de Axl e sua esposa  Erin Everly, com quem se casou e se separou após 10 meses de intensas brigas e discussões.

Link para o vídeo:


De: Gustavo Soares

sábado, 6 de abril de 2013

CAPITÃES DA AREIA

Um livro muito intenso, vivido na baixa Salvador. Um menino chamado Pedro-Bala cria e vira líder de um grupo de meninos pobres e negros, chamando-o de "capitães da areia".
Esse grupo tinha como seus componentes: crianças e adolescentes. Eles eram muito pobres, e por conta disso, organizavam assaltos para sobrevivência do grupo. Ao desenvolvimento do romance, ocorrem vários conflitos entre capitães da areia e gangues rivais.
Esse grupo vive em condições precárias, passando por dificuldades, fome assalto, brigas, morte e enfermidades.
O livro faz uma crítica forte ao preconceito vivido pelos negros pobres que vivem na cidade baixa de Salvador, nos mostra as dificuldades de se viver sozinho, sem a verdadeira família te apoiando e te sustentando, buscando um futuro melhor. Nos faz refletir sobre a importância e essência da união e amor ao próximo.

De: Gustavo Andrade

SÓ OS LOUCOS SABEM (CHARLIE BROWN JR)

"Só os loucos sabem" é uma música com variados sentidos, o cantor, Chorão, (vocalista da banda Charlie Brown Jr) faz uma afirmação irônica: "Só os loucos sabem", como assim? Só os loucos sabem? Loucos são seres diferenciados que ficam fora de si! Como eles saberiam de algo? É exatamente por este motivo que os loucos sabem: "São seres diferenciados... Que ficam fora de si".
O cantor aplica frases de amor, recomeço, maresia... E observando-se o sentido que a frase exerce na música, sabe-se que, quem entra no mundo do amor, deve estar preparado pra tudo! Durante a música o cantor parece bem desiludido, quanto a questão do amor... Na passagem (durante) do amor as pessoas começam à ficar "loucas", dai o título... Só os loucos sabem o que é amar, o que ele causa, suas consequências, suas tristezas e felicidades.
Após o autor amar, ele fica desiludido... Dai começam as frases de recomeço: "agora eu sei exatamente o que fazer" vou recomeçar..." Percebe-se pela música, que ele ainda sentia dores após a entrada no mundo do amor.

De: Gustavo Andrade

MECÂNICA

Mecânica cruzeiro do norte, apresenta qualidade diferenciada das outras mecânicas da região, apesar da região apresentar condições não favoráveis ao comércio, por conta de se localizar em uma região de acesso péssimo e baixo índice de veículos, núcleo desse tipo de comércio. A mecânica cruzeiro do norte pertence ao "gordo", cidadão bastante conhecido no local.
Gordo é de família pobre, mas tenta levar a vida de forma correta e justa. Ele sempre trabalhou muito, buscou seus direitos e sobrevivência. Começou desde muito cedo à trabalhar, por isso não houve tempo para seus estudos.
Após alguns anos de trabalho, ele conseguiu um certo dinheiro para um comércio autônomo, começou seu próprio negócio.
A mecânica oferece alguns serviços, tais quais: tratores; motor; assistência técnica, etc. (tudo que envolve a mecânica de certa forma) Apesar dos erros grosseiros de gramática, o Gordo sabe trabalhar muito bem, apesar das dificuldades e medos que ele possui. Contudo mecânica não é o melhor emprego do mundo mas traz a sobrevivência de Gordo e sua família.

De: Gustavo Andrade