segunda-feira, 18 de março de 2013

Opinião do livro

           O livro "Capitães da Areia" é muito bom,relata sobre os principais personagens,descreve um pouco de ação,drama quando o chefe do bando é preso em um reformatório,o sentimento de cada personagem em relação ao que viveram ou vivem durante o romance,e ainda faz um desfecho da vida de cada componente que fez história no bando,surpreendendo com finais inesperados.Além disso,também conta sobre o preconceito vivido pelos negros e pobres na época,e como era a vida dos Capitães da Areia.













De: Dan Phillip

 

Trabalho infantil

           A escravidão foi um fato que marcou a história no Brasil desde que os portugueses vieram para o país.Depois de um tempo,ela deixou de ser algo frequente no nosso dia a dia,mas atualmente é possível ver crianças trabalharem desde os cinco anos.Em vez de aproveitarem a sua infância,o tempo que elas possuem para brincar e se divertir,começam desde cedo a presenciarem a vida de um adulto.Porém,ainda existe dois casos,sendo que em um deles o trabalho é forçado,e no outro o trabalho é necessitado,a fim de ajudar a família.
           O trabalho infantil é proibido,mas isso não quer dizer que seja evitado pelas pessoas,já que algumas delas possui má intenções e acabam causando esta ilegalidade.Esses fatos fazem com que as crianças abandonem ou dividam o tempo de escola com o tempo de trabalho,diminuindo o rendimento escolar e levando-as para umfuturo com despreparo para o mercado,principalmente nas grandes e importantes cidades do país,onde estão disponíveis mais vagas para mais profissionais.Além disso,prova-se a existência de trabalho infantil predominante em granjos e sítios e grande parte no Nordeste.
           Resumindo,o trabalho infantil é algo muito ruim,que só traz problemas e desvantagens,como a perda da infância,perda ou diminuição dos estudos,afeta o futuro da criança e ainda causa outros problemas.Mesmo se pensarmos o quão ruim é essa escravidão para menores,infelizmente,ainda teremos que esperar o governo agir,com grandes chances de ser tarde demais.
 
 
 
 
De: Dan Phillip 
         

O Homem-aranha

Peter Park junto com os tios vive
e com seu amigo Harry convive
também só pensa em sua paixão
mas não sabe como ter seu coração

Depois de algumas fotos uma aranha apareceu
sem ninguém perceber ela o "mordeu"
com isso,poderes ele ganhou
e irresponsabilidades demonstrou

Tentou ganhar dinheiro sem seu tio saber
e por isso um bandido o matou com prazer
então um herói se tornou
e famoso também virou

Com toda força resolve proteger
o seu amor sem pensar em perder
o Duende verde ele enfrentou
e um vitorioso se tornou



De: Dan Phillip

sábado, 16 de março de 2013

LINGUAGEM DA INTERNET


A internet é algo que vem se tornando algo cada vez mais normal na atualidade. Nos usufruímos tanto da tecnologia, que acabamos não percebendo o uso da mesma em nosso dia-a-dia, ou seja, virou algo vital para a sobrevivência de muitos.
Porém o uso da tecnologia não é algo inaceitável, até porque, ela é um meio bem eficiente, de se resolver problemas, conversar com amigos, organizar festas, portanto a tecnologia atualmente alcança uma vasta área.
Atualmente quase todo emprego necessita de um currículo que contenha, pelo menos um pouco de experiência em informática (empregos menos complexos, pouco exigentes), mas mesmo assim tecnologia é algo totalmente essencial. Na internet, o uso (e acesso) é cada vez mais crescente, por conta de ser algo fácil em si, linguagem, por exemplo, é algo totalmente modificado com o objetivo de facilitar o uso da internet, se tudo que nos pensamos, fosse escrito detalhadamente na internet, seria algo cansativo, dai saíram os emoticons, abreviações de palavras, etc.

De: Gustavo Andrade

quarta-feira, 13 de março de 2013

COMPONDO UM RAP


Em uma composição de rap ou a própria música... Haveria uma linguagem ao mesmo tempo criativa, informal e com algumas gírias... Muitos raps apresentam algumas linguagens chulas, já em outras falam sobre questões sociais, culturais, econômicas, etc. Em todas as ocasiões existem exceções e com esta não é diferente... Rap é um texto musical com a função de apresentar sentimentos ou realidades, e com o objetivo de muitas vezes buscar ações de mudanças.
Alguns raps, (em sua maioria na verdade) como padrão, teriam pelo menos algumas características básicas... Algumas já foram citadas, apesar de não aparecerem em todos os casos, enfim, é um gênero com muitas oscilações.

De: Gustavo Andrade

CONTAÇÃO DE PIADAS


Em um diálogo engraçado o tipo de linguagem sofre grandes oscilações, por conta da graça do diálogo está no modo em que é falado, muitas vezes pessoas ouvem piadas de outras... E essas piadas são bem engraçadas... Dai ele “grava” a piada na mente e vai falar para alguém... Porém ele não fala do mesmo modo que ele ouviu e o diálogo engraçado que a pessoa estava tentando construir não fica tão engraçado quanto o diálogo que ouve antes... Por conta de tudo isso piada depende muito da forma como ela deve ser contada, apesar delas serem compreendidas quando analisadas.
Mas na maioria dos diálogos engraçados (contação de piadas), tem uma linguagem mais informal.

De: Gustavo Andrade

NO SHOPPING...


Em uma paquera no shopping, seria necessário (além de beleza e um bom cheiro) um bom papo... Não poderia ser um papo muito sério, nem um papo muito “sem noção”... Na maioria dos casos, teria que ser um papo descontraído, mas sem pronúncia de palavras erradas.
Se as pessoas, que estariam participando do diálogo, fossem pessoas normais, o diálogo fluiria perfeitamente normal com frases engraçadas, sábias, objetivas (até porque perda de tempo, ninguém gosta...), alegres e que tragam o interesse do pretendido ou pretendida.
Um diálogo atencioso (ouvindo e falando na hora correta), é algo bastante benéfico nesses momentos.

De: Gustavo Andrade

ENTREVISTA DE EMPREGO


Em uma entrevista de emprego, a pessoa deve apresentar um comportamento exemplar, até porque, impressão é a primeira que fica. Teria que ser, nem muito descontraído, nem algo muito sério. Tudo que a pessoa faz ou fala influencia na decisão final.
Muitos acabam errando, por conta da forma de se vestir (de forma inadequada) ou o modo da fala (com linguagem informal e uso de palavras chulas). A forma do comportamento ou linguagem depende muito também do tipo de emprego que se trata.
Portanto na maioria dos casos (forma padrão) seria mais viável que a pessoa utilizasse de linguagem formal e roupas para o sucesso da entrevista.

De: Gustavo Andrade

BUSCA IMPLACÁVEL



Bryan é um ex-agente do governo, que deixou o emprego para que pudesse passar mais tempo com Kim, a filha que teve com sua ex-esposa Lenore. Ele passa então a trabalhar com antigos colegas, realizando serviços leves de segurança particular.
Um dia Kim pede ao pai autorização para que viaje a Paris com uma amiga, a qual é negada pelo fato de que Bryan sabe bem os perigos que ela correria em um país estranho. Isto não a impede, fazendo a viagem assim mesmo. Só que o temor de Bryan se concretiza, já que logo após a chegada Kim e sua amiga desaparecem. Antes desaparecer Kim liga ao pai e diz que homens entraram na casa e estavam levando-as.
Bryan fica desesperado, pelo sequestro da filha e dai ele começa uma busca implacável por Kim. Logo ele chega em Paris e tem suas primeiras pistas do devido desaparecimento de Kim e sua amiga, ele revista o apartamento em que estavam no momento do sequestro, pesquisa quadrilhas que compram e vendem mulheres. Após um longo período arrumando pistas e “bagunçando “ Paris, ele encontra a amiga de Kim (já morta) e os homens que tinham pego as duas... Porém Kim não estava mais com os mesmos, ela estava sendo leiloada à altos preços entre grandes homens. Mesmo assim Bryan não se abala e prossegue com sua busca implacável, logo ele é pego em flagrante pela quadrilha, mas consegue fugir, achar sua filha e recuperá-la, após muito esforço e “bagunça”.

De: Gustavo Andrade

SEQUESTRO



Força de si
caminho blindado
socorro, cuidado
o medo da vida
segue seu passo
derramando meu sangue
em cada batalha
não recuo
fujo de mim
força de Deus
batalha sem fim
estilhaço meu ser
tentando entender
me defender
de tentar te querer
um assalto arriscado
uma bala perdida
um sequestro relâmpago
uma enchente, uma briga
uma bala perdida
carrego a ferida
na história da sua
da minha, da nossa
de toda uma vida.

De: Gustavo Andrade

terça-feira, 12 de março de 2013

Poema

A vida só pode ser compreendida olhando para trás, mas apenas vivida se olharmos para frente.

Poema sobre o filme: O curioso caso de Benjamin Button.

De: Gustavo Soares

quarta-feira, 6 de março de 2013

A despedida


Paulo e Ana era um casal unido por muitos anos, mas um casal onde um se distanciava do outro a todo momento. Pois Paulo passava todos os seus dias trabalhando incansavelmente em sua indústria de telecomunicações e Ana sempre ficara sozinha em casa.
O casal nunca tivera um filho por conta de algumas complicações, esse é mais um dos motivos pelo qual Ana já beirava a depressão. Seu marido não parava em casa, não possuía nenhum parente ou filho para cuidar, Ana foi ficando cada vez mais doente, doente da ausência de pessoas e principalmente de seu marido ao seu lado.
Porém um dia Ana cansou de esperar Paulo chegar em casa para que depois ele fosse dormir e voltasse ao trabalho na manhã seguinte. Ela decidiu deixar seu lar, abandonar seu marido e todas as coisas que tinha. Foi morar na rua, mas antes disso ela deixou um bilhete: “Meu querido, deixo esta casa para morar no mundo afora, pois a solidão me assolou e a saudade me enforcou, não aguentava mais lhe esperar.” 

De: Gustavo Soares


terça-feira, 5 de março de 2013

O trabalho infantil


A muito se vê no Brasil um dos casos mais recorrentes já estudados, o trabalho infantil. Este é sem dúvida um dos muitos problemas que milhares de crianças e adolescentes enfrentam em seu dia a dia.
O árduo trabalho que esses indivíduos são designados a exercer no decorrer de suas vidas nunca foi fácil, crianças de 5 a 17 anos de idade desperdiçam a vida escolar que deveriam almejar, nas muitas fazendas e sítios onde passam suas manhãs e tardes. Mas o pior de tudo é que muito não é feito para ajudar. Muitas organizações e algumas propagandas do governo anunciam o tema e nada realmente muda.
Essas pobres crianças acabam trabalhando não só por toda a sua infância, mas pelo resto de sua adolescência também. Assim quando crescem chegam despreparadas para a conclusão de uma boa profissão, pois um dia essas crianças já haviam abandonado seus estudos.
Dessa forma nós podemos ver um ciclo de mais pobreza e miséria no Brasil, as crianças começam a trabalhar, deixam os estudos de lado e no futuro mal conseguem arranjar um emprego qualificado. Se continuarem a deixar estas crianças de tal maneira, alimentarão o ciclo da incapacidade cada vez mais.

De: Gustavo Soares

sábado, 2 de março de 2013

TRAIÇÃO


Júlia e Roberto estavam casados há anos, porém esse casamento entre os dois era conturbado, por conta de inúmeras viagens. Júlia era empresária (viajava quase todo dia), já Roberto era desembargador (não viajava tanto quanto).
No começo do casamento, os dois aceitavam as viagens, por conta de estarem no começo de suas carreiras, mas depois de alguns anos aquilo começou ficar desgastante, Júlia e Roberto moravam no Rio de Janeiro, porém, Júlia viajava todo dia para São Paulo. Roberto já era té vítima de brincadeiras dos amigos, os quais falavam:
-Rapaz você é casado mas ao mesmo tempo não é... Você quase não vê sua esposa!
-Roberto nem respondia, apenas pensava calado...
Certo dia Roberto resolveu mandar uma carta para Júlia, a qual dizia: “Júlia, tenho que admitir, te traiu toda vez que você viaja, quando você sai, eu acabo tendo que arrumar uma companheira, me desculpe por isso, mas é inevitável eu ficar com a saudade”.

De: Gustavo Andrade

TRABALHO INFANTIL


Trabalho infantil é algo que vem se tornando frequente aqui no Brasil. Muitas crianças abandonam a fase da infância, a qual é a base de aprendizagem de todos. Muitas começam bem cedo, a maioria das vezes por que a família não tem condições de se manter apenas com o trabalho do pai e da mãe, por um lado é algo inevitável, por conta da sobrevivência da família, porém se o trabalho infantil acontece, a família, apenas dá continuidade com a miséria que à cerca.
Muitas crianças tem a vontade de se desenvolver como as demais, (brincando, aprendendo, etc.) mas elas acabam sendo forçadas a exercer esse trabalho, por conta de tudo isso, a classe baixa brasileira se renova. O Brasil precisa organizar sua vida social, pois há anos a desigualdade assola esse pais.
Cerca de 1,2 milhão de crianças, (5 a 13 anos de idade) acabam se entregando à esse mundo do trabalho, a partir desse momento, as chances dele desistir dos estudos e prosseguir na vida com um subemprego, aumentam muito, porque uma criança não é capaz de manter a vida dela, dividida entra trabalho e estudo, o qual virá com baixo rendimento.

De: Gustavo Andrade

A IMPORTÂNCIA DA LÍNGUA PORTUGUESA NA ORALIDADE E NA ESCRITA


A língua portuguesa, é uma língua altamente complexa, apresenta um grande número de regras e tópicos. São poucas as pessoas que falam essa língua de forma correta. É uma língua que não é muito querida em outros países, por conta de apresentar alto grau de complexidade, esses países acabam adotando línguas mais simples de se utilizar ou aprender.
Enfim, a língua portuguesa, apesar de ser tão odiada por muitos, também é amada por outros muitos. Com tudo isso, a língua portuguesa, ainda sim, é considerada muito importante, tanto na oralidade como na escrita. Na oralidade da língua portuguesa, é apresentado um elevado índice de erros, contudo é belíssima, quando utilizada de forma correta.
Já na escrita, a língua portuguesa apresenta um elevado índice de obras... Cada uma mais bela que outra. Nesse termo a língua, apesar de todas as dificuldades, é um tópico que não apresenta tantos erros, até porque a escrita é feita de forma mais atenciosa.

De: Gustavo Andrade